APOS se desfilia da FENAPAS





Prezados associados,

Em 2015, a APOS se filiou à FENAPAS – Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e participantes em Fundos de Pensão do Setor de Telecomunicações. Como a APOS tem associados de diversos planos, PBS-A, PBS-CPqD, PAMA, CPqDPrev, InovaPrev, e defende os direitos de participantes ativos, assistidos e pensionist as, o objetivo de ingressar no quadro da FENAPAS era o de fortalecer o conhecimento de todos os planos do CPQD e o de trazer as suas questões às discussões federativas. 

No entanto, isso nunca aconteceu efetivamente, e periodicamente, a Diretoria e o Conselho da APOS se questionavam sobre a conveniência de participar da FENAPAS, incorrendo numa despesa que representa 10% da sua receita associativa, já que a Federação se concentrava apenas nos interesses do PBS-A. Apesar disso, a Diretoria da APOS optou por participar cada vez mais ativa e colaborativamente, buscando conquistar espaço na defesa dos direitos de todos os planos nessa Federação.

Contudo, recentemente, fatos como a maioria das demais associações não se manifestar contra a nova regionalização da eleição da SISTEL, decidir não apoiar a chapa da APOS na recente eleição para os Conselhos da SISTEL e, também, a maneira como decorreram as tratativas para composição da chapa para a nova Diretoria da FENAPAS, vieram a ratificar a percepção da APOS. A tendência é de uma atuação ainda mais fechada da Federação nos próximos anos, mesmo considerando que a APOS seja a Associação da FENAPAS que mais cresceu em número de associados nos últimos anos.

Neste cenário, a APOS não viu mais sentido em participar da Federação neste momento, participação que requer investimento de recursos financeiros e humanos sempre escassos, mas que não proporcionava espaço adequado de discussão, a despeito da atuação positiva da Diretoria da FENAPAS e do Conselho de Representantes no mandato que acaba de se encerrar.

Pelos motivos expostos, a Diretoria da APOS, depois de ouvido o Conselho Consultivo, aprovou o desligamento da FENAPAS e enviou, em 18/06, uma correspondência à Diretoria da FENAPAS solicitando a desfiliação e explicitando as razões para esta decisão, mas deixando aberta a possibilidade de voltar a se filiar, caso os problemas apontados sejam superados.

Em resposta, o então Presidente da FENAPAS, Ailton Reis, respondeu em 22/06 que compreendia os motivos da decisão da APOS, porém, pela grande contribuição prestada pela nossa associação, esperava ver essa decisão revertida no futuro.

A APOS continuará a defender todos os planos SISTEL e todas as pessoas vinculadas a esses planos, seja em parceria com a FENAPAS, mesmo não estando mais a ela filiada, seja com as Associações que tenham interesses e valores em comum com a APOS.

Este é um princípio fundamental de atuação da APOS, gravado em seu Estatuto e no histórico de suas ações.

A Diretoria da APOS