Participação da APOS nas Assembleias Gerais da FENAPAS – 2019

Como já deve ser de conhecimento da maioria dos nossos associados, a APOS é afiliada, já faz alguns anos, à FENAPAS – Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Participantes em Fundo de Pensão do Setor de Telecomunicações , entidade que congrega associações de aposentados do setor em 15 estados brasileiros.

A participação na FENAPAS tem sido bastante útil para fortalecer a representação da APOS junto à SISTEL, especialmente no que tange às ações judiciais de interesse de todos os beneficiários de planos administrados por ela .

Nos dias 7 e 8 de maio passado foram realizadas, em Salvador, Bahia, Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária da FENAPAS, com a participação dos membros do Conselho de Representantes desta Federação. A APOS se fez representar pela sua Presidente Marta Rettelbusch de Bastos, que secretariou a AGO e a AGE na qualidade de Suplente do Conselho de Representantes da FENAPAS, e pelo seu Diretor de Seguridade Eduardo de Almeida Bernal, que atuou como delegado da APOS. As Assembleias foram presididas pelo Presidente do Conselho de Representantes da FENAPAS, João Pereira.

A AGO teve como assuntos em pauta a Prestação de Contas (Administrativo e Financeiro) do Exercício de 2018, a Previsão Orçamentária 2019, a Eleição do Presidente e Suplente do Conselho de Representantes da FENAPAS e a Eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da FENAPAS para o biênio 2019-2021.

A prestação de contas de 2018 foi aprovada, assim como o orçamento para 2019. Levando em conta as dificuldades financeiras pelas quais passam algumas Associações em função da resilição do convênio pela Sistel em julho de 2018, a contribuição mensal das Associações para a FENAPAS não sofrerá reajuste. Será eliminada também uma das taxas mensais, de modo que a contribuição líquida das Associações passará a ser menor a partir de julho próximo.

O presidente da AGO registrou que foi apresentada à Comissão Eleitoral apenas uma chapa no prazo legal, a qual foi eleita por unanimidade pelos delegados das Associações. Assim, a Assembleia empossou a nova Diretoria, que é presidida por Ailton Cesar Ferreira Reis (APAS-RJ). A Presidente da APOS, Marta Bastos, foi reconduzida para o Conselho de Representantes.

A relação completa dos Diretores e Conselheiros da FENAPAS pode ser obtida no site da FENAPAS: http://www.fenapas.com.br/interna.php?flg=news_detalhe&id=1378322273&tema=q

Encerrada a AGO, foi iniciada imediatamente a Assembleia Geral Extraordinária (AGE). O presidente da FENAPAS, Ailton Reis, apresentou o andamento e a situação das ações da FENAPAS e Associações filiadas.

Em seguida, foi apresentada a situação dos superávits do PBS-A e do PAMA e PCE. Os delegados solicitaram à FENAPAS e aos Conselheiros Eleitos que interagissem junto à SISTEL para que a rede de credenciados do PAMA em todo o Brasil seja ampliada e que a coparticipação dos assistidos por esse plano seja eliminada, em função das reservas positivas do mesmo.

O Presidente da FENAPAS informou o resultado das eleições Eleição dos Conselhos da Fundação Atlântico (que administra o fundo de pensão dos funcionários da Oi) e, em função dos objetivos da Federação não terem sido alcançados, pediu mais união e empenho das Associações e da Federação na coordenação da campanha para as próximas eleições.

Foi ressaltada, pela Diretoria da FENAPAS e por todos os delegados, a importância da adesão a formas alternativas de arrecadação das mensalidades por parte das Associações. A AGE também deliberou sobre propostas de associações para eliminarem seus déficits com a Federação.

Finalmente, foram discutidos assuntos gerais pontuais e, nessa oportunidade, foi prestada homenagem ao ex-presidente da FENAPAS Almir Dantas de Alcântara por meio da entrega, à sua esposa, de placa simbólica de agradecimento por sua contribuição.

Os representantes da APOS, Marta Bastos e Eduardo Bernal, compartilharam com o Presidente da FENAPAS, Ailton Reis, o sentimento de que as Assembleias tiveram um desenrolar harmonioso, democrático e construtivo.

A Diretoria da APOS parabeniza a nova Diretoria eleita e deseja sucesso nas lutas empreendidas no mandato.